quinta-feira, 12 de junho de 2008

O fenómeno dos Telemóveis cantantes, os headphones e os pedidos de informação!


Ora, lá estão 3 coisas que assim de repente não vos parecem relacionadas de forma directa. Mas acontece que estão e de que maneira!
Ultimamente tenho reparado no crescente fenómeno da magia da musica no ar. Literalmente no ar, pois quando se começa a ouvir aquela kizombada com a qualidade de um qualquer radio a pilhas, fica-se com a cabeça no ar a procurar quem será o "artista" que está a dar musica ao comboio inteiro ( ou a tentar ). No principio, a primeira vez, a segunda num outro dia e a eventual terceira, ainda tinha uma restea de esperança de que alguém por lapso tivesse desencaixado parcialmente o headphone do leitor de mp3. Mas, com o repetir deste acontecimento dia após dia, depressa verifiquei que as kizombas misturadas com banda eva e outras coisas do género (sim, chegam a fazer despiques já....) afinal provéem de TELEMOVEIS! Sim, essas máquinas infernais, que já davam para falar, mandar sms's, ouvir mp3 (COM PHONES) aceder à net, vibram e tudo, agora também dão musicas alegres e românticas aos enfatisados passageiros matinais e ao final da tarde dos comboios que nos levam aos postos de trabalho!
Ora, isto só tem vantagens. A primeira é a qualidade do som, aquelas frequências médias (radio a pilhas) permitem uma propagação para mais longe e que nos deixa definir que tema é que está a tocar (caso eu o conhecesse...) e ouvir do principio ao fim, mesmo que esteja na outra ponta da carruagem! Depois, o poupar a bateria do meu telemóvel/mp3 player. Pois, mesmo com o som da minha Moloko no máximo ou da TSF - com HEADPHONES -(radio que eu oiço, porque sim....acho que me devo preocupar com o que se passa no Pais), aquelas musicas baianas com ritmos africanos e um salpico pimbó-latino conseguem abafar quase totalmente o que estou a ouvir, para mim e para mais ninguém. Será que estou a ser pouco altruísta em querer ouvir só eu o que gosto ou o que preciso ? Será que devia, em vez de headphones, ligar uns speakers e dar noticias ao comboio inteiro ? Ou um som mais elitista e elebarado ?. Na volta sou eu que estou mal. Mas, não há problema! eu até agradeço, que assim vou lendo o destak do vizinho do lado e ouvindo o rei do Kizomba lá do outro lado da carruagem, misturado com canta baia em tempo real de um outro telemóvel que está mais próximo. LINDU....
A tristeza abate-se quando chego à estação onde apanho o segundo comboio. Pois deixo de estar próximo destas pessoas que se preocupam connosco e nos querem alegrar a manhã ou a tarde com belos temas e disfarçam-se de senhores do engate ou "damas" com estilo para fazerem valer o ditado " Dá com a esquerda sem que a direita saiba...". Ora, enquanto espero pelo segundo comboio que faz parte do meu itenerário, tenho de me cingir aos meus próprios headphones. Radio, mp3 o que for, mas nunca consigo colocar em potencia tal que se traduza um momento de partilha com as pessoas que tristemente no silencio do ruído das maquinas carriladas, esperam pelo seu "vagon " (termo utilizado pelos Dj's do telemóvel) ao mesmo tempo que eu. A essas pessoas eu peço desculpa. Pois o meu radio não toca sem headpohones ( antena ) e os headphones não têm potência para vos brindar com qualquer emissão matinal animada ou informativa.
E já que falamos em headphones, é aqui a minha deixa para vos falar da relação entre estes e os pedidos de informação. Invariávelmente, todos os dias de manhã sou abordado por " é aqui que se apanha o comboio para o oriente?" ou por " a que horas é que vem o comboio para o Porto?", ou mesmo, " Estamos em entre campos ??". Mas onde entram os headphones nesta conversa? Eu penso que sei a resposta: Como deduziram e bem, enquanto o comboio carrila a caminho da estação para me apanhar, eu estou com os meus headphones numa atitude nada altruísta a ouvir a minha radio ou os meus temas favoritos. Ao olhar em redor, verifico que mais ninguém está a usar headphones. Só eu! Como tal, os senhores e senhoras que por alguma razão mais forte e quem sabe que até lhes é alheia não lêem os painéis informativos, também acharam por bem vir ter comigo (a unica pessoa que está num acto impeditivo de os ouvir) e obrigarem-me a retirar um phone para os ouvir e lhes responder; mas claro, eu sei o porquê disto: Querem que eu lhes dê musica e noticias!!!!

1 comentário:

carekaPT disse...

Perante a qualidade esgalhada neste belo post, que (infelizmente) tão bem reflecte a realidade portuguesa nos transportes publicos, aqui deixo a solução:

http://www.youtube.com/watch?v=hut3VRL5XRE
link

Haja juízo
(e phones também)