sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal ou Nata sem L ?


Pois é...

Já não blogava há algum tempo. As exigências profissionais e pessoais ditaram mais alto. Mas hoje, dia de Natal a magia aconteceu. E aqui estou eu. Para mais uma coitada nesta aldeia em que vivemos...

O tema, sim..o Natal. Época festiva de paz e harmonia! De felicidade, de alegria de compaixão de tantas coisas boas!

As estatísticas não enganam e indicam isso mesmo (?!?!). Nesta época do Ano os suicídios aumentam. Em Dezembro e Janeiro há mais ataques cardíacos do que no resto do ano. Na estrada somos menos tolerantes...basta olhar para os números dos acidentes e das mortes.... As vendas de antidepressivos nas farmácias disparam após a quadra. Os calotes acontecem bastante nesta época. Os assaltos sobem ligeiramente....
Enfim, sem dúvida, a NATA da humanidade no seu melhor!

Há dias fui a um centro comercial grande na margem Sul. Antes disso tinha estado um dia inteiro a trabalhar e a conversa girava em torno da crise financeira e do H1N1. Sim, sou uma pessoa normal, falo dessas coisas.... A conclusão a que chegávamos é que uma considerável parte da população do centro de Lisboa ( a sanzonal ) já deveria estar de férias ou a gozar folgas. E não é que estavam mesmo ??? Mal tento sair da baixa lisboeta, de carro ( dumb me... ) levo com cerca de 1h para chegar ao tabuleiro da ponte 25 de Abril. E como estamos no Natal, em todos os cruzamentos que passei que já estavam entupidos até entrar no eixo norte-sul, as pessoas cumprimentavam-se cordialmente e cheias de espírito natalício! Buzinavam alegremente quando alguém, alheio às vontades próprias do tráfego congestionado, ficava a ocupar 40% de um cruzamento com o seu carro. Alegremente e intensamente! E gesticulavam energéticamente apesar das expressões de natural cansaço por estarem ali ao final do dia.... e era ver quem gritava mais alto para desejar o melhor dos Natais a esse condutor que tinha tido a sorte de ficar no meio de um cruzamento, alvo da Nata mais pura da essência Humana nesta época LINDA. Claro que eu não ouvi os elogios, ia entretido a ouvir descansado os meus CDs no carro e estava a chover. Mas deu para perceber que eram bastantes...

Já no tabuleiro o pára arranca continua. Um acidente no sentido contrário foi o suficiente para gerar uma onda enorme de solidariedade por parte de quem circulava no meu sentido. Todos abrandavam para verificar se poderiam ajudar no spot do acidente do outro lado do separador. É também nesta altura do ano que se evidenciam os nossos talentos únicos para agir numa situação destas. Pelo menos é no que eu acredito ao ver tanta gente a passar quase parado ao lado de um acidente...sem dúvida que sabemos todos mais do que os socorristas e médicos do Inem, e claro...teremos sempre uma melhor solução a apontar à equipa de desencarceramento. E os que vinham atrás, como eu, aguardavam pacientemente para passar nesse local e partilhar sabe-se lá o quê que estou certo será muito útil numa situação de sinistro que está a ser resolvida por quem de direito....

Passado o acidente, miraculosamente as já quase duas horas de transito dão lugar a um tabuleiro livre e desempedido...sempre a rolar. Confesso que fiquei desolado...senti a falta daquelas manifestações calorosas tão apropriadas a esta época.

Já no centro comercial, depois de mais 45 minutos a estacionar, dirijo-me à loja onde quero ir. Ia de Iphone nos ouvidos, e como tal agradeço a toda a gente que me tentou chamar a atenção para os desejos de boas festas. Uma vez que não os ouvia por ir a ouvir a minha musiquinha, davam-me encontrões e pisadelas a brincar para eu perceber que estavam ali concerteza a desejar-me o melhor dos Natais! Mas não fui nada altruista confesso...ia tão compenetrado na música que até houve um senhor que se colocou à minha frente com um ar um tanto zangado quando eu ia pousar as minhas compras na linha de caixa e até me ia derrubando....ele levava só uma caixinha, e penso que quase que entrou em pânico quando percebeu que eu não ia dar pelos votos de boas festas dele para comigo e ultrapassou-me com um empurrão para eu dar por ele.

Estão a ver ? São atitudes bonitas...respeitam tanto o próximo que se fazem anunciar e sentir! Cheguei com uma unha encravada a casa e com um ombro dorido, mas contente. A Nata do que é ser Humano e socializar está ao rubro no Natal! Toda a gente se cumprimenta e procura ajudar o próximo....

Por estas e por outras, penso que sim...estamos em época de paz e amor, harmonia....e as estatisticas assim o comprovam.....

Feliz Natal que eu vou comer uma pastel de NATA!

2 comentários:

Ulisses Martins disse...

Esta é uma reflexão muito boa e importante.
Hoje também fui a Lisboa, ao almoço de família na casa do meu Pai, e fiquei estupefacto com a quantidade de carros em ambos os sentidos nos acessos à ponte 25 de Abril. Pensei, este mundo está louco. Como é possível, filas e filas nesta altura e a estas horas...
Realmente, o Natal, é uma boa oportunidade para a família se reunir, mas é pouco mais do que isso para a maioria de nós, penso eu. Gastam-se fortunas em prendas, mas os presentes são poucos.
O significado do presente, é a oferta de algo importante, para que estejamos presentes para a outra pessoa, sempre que ela olhe para esse objecto que oferecemos. E como tal, hoje damos algo nesta data porque é assim... É a altura de dar algo, mesmo que não seja um presente...
O Pai Natal, é uma adopção. No meu tempo de miúdo, havia o menino Jesus e não se falava em pai natal. Os pais natal eram os nossos pais que na calada da noite nos deixavam os poucos presentes no sapatinho ou na meia que tínhamos deixado perto da chaminé... Estranhos costumes, mas que nos faziam rejubilarmos e dormir com aquela excitação monumental de desejar acordar e correr para a chaminé na expectativa de saber o que o menino Jesus nos tinha deixado lá, se nos tivéssemos portado bem o ano todo!...
Mas no fundo, o espírito natalício é bom e é bom que as pessoas se lembrem que nos devemos portar bem o ano todo, todos os dias e respeitar uns aos outros.

Isa Silva disse...

O Natal já não era o que era e as pessoas já não são o que eram. Reina o egoismo, a pressa e a idiotice...