segunda-feira, 11 de agosto de 2014

125 euros mais iva...

 ...Foi o que me custou uma aula de 1h...prática!
Sim, uma aula. Mas daquelas aulas que nós assistimos e nada de novo nos trás. Uma pura perda de tempo.

Há já algum tempo que eu tinha problemas com o escoamento de água da cozinha. Essencialmente de forma mais regular do que me apraz ficava com o escoamento das cubas do lavaloiças comprometido devido a acumulação de detritos. A resolução acaba por ser simples, se bem que trabalhosa. Desmontar o sifão do lavaloiças, limpar, lavar...e estamos "back in business"!

No entanto, há umas duas semanas atrás comecei a ter outros sintomas. Cheiro a esgoto cada vez que ligava a maquina de lavar roupa  agua acumulada na maquina da loiça. Estaria sem dúvida na hora de chamar ajuda profissional! E foi isso mesmo que eu fiz.

No entanto antes de o fazer de forma leviana, dei-me ao trabalho de consultar várias empresas. Todas, sem excepção, me deram preços que variaram entre os 125 euros e os 250 euros. Este tipo de trabalho (desentupir canos de cozinha) pelos vistos é tabelado. Encontre o canalizador um cano completamente destruido ou apenas uma bola de algodão ou calcário acumulado nos canos, o preço é sempre o mesmo. Não achei injusto. Caro, mas justo.

Antes de agendar fosse com quem fosse ainda fui mais longe...vasculhei a www toda. Vi videos e sim a esmagadora maioria dos procedimentos era aquilo que eu saté sabia fazer:

  • Desmonta o sifão do lava loiças
  • Lava e limpa
  • Mete uma mangueira pelo cano com pressão
  • Introduz uma guia de aço no cano...esfrega...esfrega...esfrega...
  • volta a montar tudo
  • Abre o sifão do chão, mete a mangueira nos orificios onde se introduz a mangueira das máquinas...deixa escorrer com pressão...guia de aço..esfrega...esfrega...esfrega...
No entanto, o que me disseram em TODOS os telefonemas foi que este trabalho tem este tipo de custo porque os profissionais que vêm às nossas casas vão limpar os canos como deve de ser! Toca de "googlar" de novo....e o que é que eu vi ? 
  • Câmaras endoscópicas para ver o estado dos canos
  • Solventes amigos do ambiente para dissolver o calcário
  • Ferramentas para além da chave inglesa, mangueira e guia de aço (vulgo bicha).
Ok, está mesmo na hora de chamar os profissionais!

Liguei para a empresa mais barata mas que até estava destacada  nos anuncios do Google e sem dúvida a que tinha o melhor site! Até o nome da empresa é apelativo!

Muito simpáticos, e vieram na hora marcada...até ligaram antes e tudo....MAS....(tem de haver sempre o "mas")...o que aconteceu na realidade foi:

  • Arrasta as maquinas do cliente pelos sitios piores possiveis...
  • Usa ferramentas normais, até o cliente as tem melhores...
  • Refila porque está calor e porque a pressão da água do cliente é fraca...
  • Passa água nos canos só para ver se corre
  • O cliente limpa o sifão na propria banheira....
  • O cliente é que se lembra de verificar o sifão do chão....
  • No fim, o cliente volta a por tudo no sitio e ainda aperta melhor algumas roscas...
E é assim. No fim toma lá a fatura passada à mão, paga em dinheiro e para a próxima já aprendeste!

" ah estamos em crise e tal...." - porque será ?

Sem comentários: