quinta-feira, 30 de junho de 2016

Uma semana sem sair da montanha Russa

Brexit, Regrexit, EU, UK.....

Foi assim esta semana que começou na quinta feira passada, dia 23 de Junho de 2016 e acaba hoje, dia 30 de Junho. 7 dias de pura adrenalina. Uma autência montanha russa de sem sair do lugar, sentado, deitado, em pé a tomar o pequeno almoço à janela....




Tudo começa com uma espera. Espera pela manhã de dia 24. Dia de são João " O Referendo está abençoado" - pensei.

Enganei-me. Espalhei-me redondamente no chão escavacado em mil pedaços na manhã de dia 24. Tentei acompanhar os resultados noite dentro, deitado na minha cama a pensar nas potênciais consequências de um "OUT". E eu ? O Eterno turista no UK uma vêz que trabalho para uma empresa em Itália ? E as minhas filhas ? E a minha Mulher ? E o investimento que foi este ano para nos mudar-mos de armas e bagagens para o País de Gales ?....Adormeci. Adormeci iludido com uma confortável vantagem do "Remain". Adormeci quase que arriscaría a dizer embalado pelo conforto da vantagem pouco antes das 2:30 da manhã de 24 de Junho.

Mas não. Quais São João, quais bom senso quais Europa! Os inglêses escolheram NÃO! Não queremos mais! OUT. Adeus!

Não acreditei! Naquele momento em que abri os olhos e liguei a TV na BBC World News  todo o esforço familiar feito por todos nós caia por terra. Senti-me mal, Levantei-me, bebi água e deitei-me de novo. Pouco passava das 6 da manhã.

Ainda pensei que estaria num sonho, ainda pensei  que o pouco que faltava apurar "dava para dar a volta à coisa!"...mais ilusões. Sentir a facada de uma europa moribunda no coração da família é lixado com um grande F.  Mas foi isso mesmo. Senti-me morrer um bocadinho ali. Incrédulo, e a perguntar "E agora ?" como se fossem as ultimas palavras de um condenado no corredor da morte.

Levantei-me, comecei a trabalhar mas sempre com um acompanhamento durante o dia de tudo. Da festa do senhor Nigel Farage, da esquiva manobra do Sr. Boris, e a ansia a aumentar à espera das declarações do Sr. David Cameron . A adrenalina dispara. " E agora ? Que fazer ? Vá lá...arranquem-me o penso de uma vêz...devagar doi mais".

Número 10 da Downing street por uma horas naquela manhã parecia o fundo de ambiente de trabalho de um computador. Mas não era. Tratava-se apenas do plano mais transmitido pela BBC, Sky, CNN, Sic Notícias, TVI24, todos os olhos do mundo à espera daquela porta se abrir. As bolsas a darem sinais negativos, a Libra a descer de cotação...até uma breve conversa sobre abandonar o país tive com a minha família. Há muito a perder...

A declaração! Um vislumbre de calma. Sim, ele demitiu-se! Sim ele disse que o próximo a seguir a ele que feche a porta. Que accione o tratado feito na minha cidade natal tão popular nos últimos dias de importante e vago que é. O tratado de Lisboa, o famoso artigo 50. Senti um alento de esperança. Talvez as coisas se embrulhem e afinal isto não vá para a frente.

Comecei a pensar - " Um referendo não é vinculativo, mas é um indicativo importante da vontade das pessoas...vamos ver".

Senti-me elevar. Comecei a acreditar de novo que talvez não fosse acontecer. Até no decorrer desse dia os apoiantes do Brexit estavam claramente sem saber muito bem o que fazer e dizer. Ninguém esperava. Haja esperança!

Sábado dia 25 de Junho. A esperança continua a crescer. Afinal até há uma petição online com Milhares de subscritores! Hashtag #brexit no twitter e toca de seguir as noticias. Site da petição sempre num separador do chrome e refresh periódico. 700 mil....900 mil....1 milhão! " Isto vai reverter só pode".

Do nada outra hashtag chamou-me a atenção: #regrexit. "Whaaaattt?!" - Fiquei contente! Sorri, estamina no auge e ai vamos nós! Afinal isto foi só um susto! Sábado foi um desenrolar de factos por essa internet fora que me encheram de força. Inclusivé as promessas feitas pelos apoiantes da saída do UK da EU começaram-se a revelar mentira. O Povo estava arrependido! "Boa!"

Em paralelo as causas de tanto arrependimento chocaram-me. Esperançado novamente mas em choque!
"Votei Out porque o meu voto não contava para nada..."
"Mas afinal o que é a EU ?"
"O meu voto era um voto de protesto nunca pensei que o Out ganhasse"

WTF ?!?!?!

Sim em choque. Sim para além de já ter percebido que a EU afinal não é só coisas boas e couves de bruxelas, as pessoas, quem de facto tem voz, sufragaram um assunto para o qual nem estavam preparadas. Mas menos mal. Afinal ainda havia a esperança da reversão.

E assim passou o fim de semana, sempre esperançado. Na segunda dia 27 era a primeira reunião lá dos senhores ministros depois do Brexit. Na terça no parlamento europeu e a petição já com mais de 3M de assinaturas! "Yes! We're on!"


Notícias e internet tudo aponta para que afinal esta saída da EU ou UE ou União Europeia por parte do Reino Unido afinal não vá avançar.

MENTIRA - Grande murro no estômago! E a descida vertiginosa começa de novo! Afinal é irreversível, afinal até os senhores e senhora que mandam lá na terra das couves pequeninas e mais além querem o divórcio.

A moral desce a pique de novo. Em queda livre e não sei se tenho para-quedas. O chão apróxima-se depressa. " E agora ?" - quanto tempo tenho para estar no Reino já não tão unido assim ?



Sem comentários: