quarta-feira, 28 de maio de 2008
" ehpá..resolva-me isso que eu não sou técnico/a"...
Pois é, na minha profissão oiço isto dezenas de vezes numa semana, em contextos absolutamente fora de um contexto tecnico propriamente dito, mas sim de pura inércia às necessidades quotidianas de hoje.
Menos ao jeito de sátira do que é costume, esta blogada é mais um protesto. Não contra o aumento dos combustiveis (não sou a favor obviamente, mas não tenho como protestar eficazmente sobre esse assunto), mas contra a crescente necessidade de utilização de ferramentas informáticas no nosso dia a dia e a falta de interesse de quem "depende dos emails e afins como de pão para a boca"....
Deixem-me começar com um exemplo: Quando vão comprar um carro também dizem "Tirem a carta por mim e conduzam-me que eu não sou chauffer" ??.
Ora, quantas e quantas vezes, pessoas na minha situação se deparam com situações tipicas de quem se está a borrifar (no minimo) para a suposta ferramenta de negócio que tem na mão....O exemplo mais flagrante é aquelas pessoas que chamam lá à empresa os consultores de TI's ou ligam para um service desk qualquer e dizem "não tou a receber emails..." e no fim de 10 ou 15 minutos de tentativas frustradas de quem está a receber a chamada, e sucessivas afirmações "resolva-me isto que eu não sou técnico" em tom agressivo QB, chega-se à conclusão que o computador nem sequer está ligado....ou algo assim de extrema complicação está a acontecer como por exemplo estar a tentar enviar e receber emails no WORD, mas sempre com génese no proprio utilizador (leia-se na falta de interesse do utilizador).
Ora enquanto as pessoas no geral não tomarem consciência que para estarem no SEC. XXI e na era das comunicações online (que eu adoro e cultivo), terão mesmo de saber o minimo dos minimos à semelhança do que fazem para conduzir, usar o micro-ondas, reciclar o gelo dos frigorificos, utilizar a box da Tv Interactiva lá em casa, colocar o cartão da SportTV; Caso contrário nós não nos entendemos!!!
A função de um técnico é:
1.º Colocar o sistema a funcionar (planeamento, instalação, optimização...)
2.º identificar problemas e resolve-los (por exemplo, um virus que se propagou, ou uma falha de um serviço na rede...algo do género)
3.º Manter os sistemas (ser preventivo e em fundo avaliar a utilização dos serviços nas redes por exemplo e eoptimiza-los...)
A função do utilizador é:
1.º Saber o que tem na frente (sim..acreditem que já perguntei uma vez ou duas qual é o programa de email que o utilziador está a utilizar e a resposta é algo do tipo "eu não uso programa de email, carrego aqui e vejo os emails" (como se eu estivesse a ver o que é que sua EX.ª carrega e onde.....).
2.º Ter a minima consciência que está a trabalhar com um sistema, logo, quase como se fosse um automóvel tem de ter um minimo de habilitações (tipo carta de condução) para o utilizar. Até deixo já aqui um link interessante para os Senhores e Senhoras não técnicos: a carta de condução informática
3.º Voltar ao primeiro ponto as vezes necessárias, e tentar adquirir conhecimento necessário a ser um utilizador normal. A ver a informática do ponto de vista de utilizador, entenda-se.
Não sei se Suas EX.ªs não técnicos conseguem perceber que como se estão perfeitamente nas tintas para o que têm em frente, acabam por gerar mais despeza e reduzir a produtividade quando agarram no telefone e perdem 20 minutos a berrar com alguém e ficam ainda mais frustrados e descarregam e reiniciam o ciclo de hostilidade que vos vai levar a um custo associado ao facto de não terem resolvido absolutamente nada, e ainda cumulado com o custo de chamar à empresa o tecnico! Isto evitava-se se antes de começarem a utilizar estas " coisas" se tivessem auto-formado minimamente (dicas com amigos....formação de 3h de iniciação à informática etc) e se fossem reciclando esse conhecimento, que é basico e faz parte do dever do utilizador informático. Ou quando sai uma alteração no codigo da estrada, se a infrigirem também vão dizer ao agente que "eu não sou eng. rodoviário, por isso ele que pague a multa...." ?
E um dia ainda hei de perguntar às mesmas pessoas, que dependem da informática e da internet como de pão para a boca, porque raio é a frota de automóveis dos cargos superiores da empresa e os cartões para despesas de representação que são renovados e ampliados anulamente, e os sistemas supostamente vitais são obsoletos ?? - Mas isto, como diz um amigo meu " são outros 500 paus".
Fica aqui o meu protesto, numa altura em que se protesta contra o aumento dos combustiveis...mas eu não tenho bases para o fazer. Nesse capitulo só uma sugestão » TELETRABALHO!!!!
Deixo aqui, um clip deveras interessante para ilustrar o que bloguei hoje:
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