Sempre me ensinaram desde miúdo que verde é sinonimo de esperança. Sempre acreditei nessa máxima! Sempre vivi segundo ela e em todos os momentos menos bons é uma frase e conceito que tem servido de tábua de salvação!
No entanto, como qualquer entidade humana, vamos crescendo não só fisicamente como psicologicamente, e não menos importante, crescemos Socialmente!
No processo de crescimento, escolhemos muitas vezes o nosso caminho. E essencialmente podemos escolher entre viver alienados e felizes, e viver conscientes da sociedade e realidade que nos rodeia, e ai se calhar vivemos menos felizes ( mas realizados!). E é aqui que alguns de nós começam a questionar a realidade do " Verde é a cor da esperança..."
Para comprovar o que digo, esta blogada é uma pequena reflexão sobre o verde....e sem qualquer conotação futebolística! ( Sim, porque eu sou daqueles que vivia bem se o futebol fosse banido....).
Sem demoras, já foram decerto a um qualquer serviço de segurança social, finanças ou saúde publica. Já repararam que a senha verde é quase sempre a que está mais demorada ? Agora com os dispensadores informatizados, é um show! Sabemos a hora prevista de espera e tudo! Senha amarela: 20 minutos. Senha Branca: 7 minutos. Senha verde: 3h e 50m........
4 ou 5 horas depois, já temos a credencial que precisávamos! E arrancamos para o próximo serviço, onde vai ser precisa a tal credencial. Senha branca: 1h de espera. Senha Verde: Volte para a semana...... Ora, o pedacinho de papel que temos na mão é verde....e é um sinal para termos esperança que algumas das 789 pessoas que estão à frente desistam e o tempo de espera vá diminuindo. O cumulo desta máxima neste contexto é sem dúvida quando vamos a um hospital e estamos mal (sim...mesmo mal, porque há por ai pessoas que vão para hospitais é por puro desporto ou para beberem café mais barato....) é quando nos dão a pulseira verde! E ai ficamos com uma esperança enorme que num tempo muito próximo não vamos ser internados ou piorar! Ou que os médicos venham do jantar e o tempo de espera para os " verdes" diminua das 8 para as 3 horas....
E quando levamos o nosso carro ao mecânico ? Se a tampa do óleo da direcção é verde, é porque o óleo tem de ser mineral...mais caro! Se comprámos um carro que polua menos, que seja feito de materiais recicláveis etc etc ,é um carro VERDE » mais caro... Quando deixamos o carro para revisão dos não sei quantos mil em que é preciso trocar correia de distribuição, pastilhas, discos etc, já repararam que a factura do raio do serviço na maior parte das oficinas é VERDE ? Ora...se temos carro, enquanto estes verdes existirem temos a esperança de trocar para um novo amiúdas vezes para gastar menos dinheiro!!!!
Mas o Verde é Esperança mais flagrante, é nos já famosos Recibos VERDES. Sim, estes são um autêntico livre trânsito a sentimentos intensos de esperança por coisas como " agora é que vou ganhar dinheiro a sério", " eu não vou ser comos os outros e vou conseguir andar a horas com as minhas contribuições", " assim sou patrão de mim mesmo".... Enquanto houver recibos verdes, há esperança! Por parte dos contribuintes em não serem dispensados a meio de um dia de trabalho sem ser necessário grandes justificações e por parte das direcções gerais em receber as contribuições mínimas (que no mínimo representam cerca de 30% do que se ganha) dos cada vez mais contribuintes nesta situação " a recibos verdes". Já para não falar da Seg. Social, que também deve ter esperança que o número de pessoas nestas condições aumente para não haver tantas baixas!
1 comentário:
Eu quando ia ao hospital beber um café não era por ser mais barato, era por ser o único sitio aberto naquela hora :P
Quanto à senha verde da triagem de Manchester, já encomendei umas 10 vermelhas e cerca de 30 amarelas...assim quando precisar, eu é que faço a minha triagem...se pegar, começo a vender no mercado negro umas quantas ali do Garcia de Orta ;)
Haja juízo
(e saúde)
Enviar um comentário