terça-feira, 8 de abril de 2008

O bom profissional! (Breve Ode aos prós...)


Esta blogada é Curta, uma tentativa futil de chamar à razão os maus profissionais que andam por ai a competir com os bons...Aprendam! Antes que os recibos verdes vos apanhem....

O bom profissional!

O bom profissional é aquele que entra um minuto depois dos trinta de tolerância e vai beber café....Todos os que chegam trinta minutos adiantados, não são bons profissionais. Pois estarem a cumprir as funções deles e a adiantar serviço só gera serviço extra para o Bom Profissional.

O bom profissional é aquele que após as suas 5h no seu horário de 8h de trabalho diárias, chega a casa e não faz mais nada porque " está demasiado cansado"....Todos os que fazem 10h ou 11h e chegam a casa ainda se vão documentar e pesquisar para resolverem ou aprenderem sobre as questões que os definem como profissionais, sacrificando a família por vezes, são péssimos profissionais. Pois prejudicam a evolução das carreiras dos bons profissionais.

O bom profissional é aquele que tem mais certificações, mestrados, licenciaturas, doutoramentos no curriculum e feitas em Express Mode, mas quando existe uma situação para resolver contacta uma fonte externa. Ou seja, regra geral onde estes bons profissionais proliferam há sempre uma lista de colaboradores externos extensa, ou ele tem uma lista de contactos telefónicos que não cabe num cartão SIM para quaçquer eventualidade. Todos os que estudaram o suficiente academicamente, se sacrificaram noites a fio para se certificarem (só por questões curriculares) enquanto trabalhavam 10 ou 11 horas diárias e que conseguem efectivamente desenhar soluções sérias e complexas e ainda resolver as situações emergentes sejam elas quais forem sem recursos externos, são maus profissionais. Pois denigrem a imagem do academicamente vitaminado que tira os seus certificados como se fosse um baralho de cartas muito valioso (Que fez os cursos sem saber bem porquê e nas horas vagas estudou todas as marcas de cerveja nos laboratórios dos festivais de verão - um verdadeiro sacrifício).

O bom profissional é aquele que diz que sabe, e quando é preciso aplicar o saber consegue ir contando histórias de como era e foi no outro lado, de que problemas apareciam na outra empresa e que os resolvia (sem dizer como...) e entretanto o tempo passou e aquela "cena" que era precisa há duas horas e 4 cafés antes, já foi resolvida por terceiros. Todos os que até nem se ouvem conversar, que lá estão 10 ou 11 horas dia e ainda vão para casa documentar-se e até resolvem o que lhes é apresentado e muito mais do que isso, prejudicam a imagem do bom profissional no sentido de que assim não lhe vão deixar ter histórias de como foi o " herói" que resolveu ou implementou isto ou aquilo na empresa, para contar quando saltar para outra....

Agora pensem bem, pensem muito bem da próxima vez que disseram a alguém: " Eu Sou um Bom Profissional!!! "

1 comentário:

carekaPT disse...

Provavelmente não sou nem bom nem mau funcionário, há coisa de 2 anos para cá larguei a programação onde já estava 'confortável' para aceitar um desafio que me foi colocado no primeiro dia de trabalho, assim a modos que foi-me proposto em cima do joelho com 10s para responder...e assim, contra tudo o que seria de esperar, aceitei o desafio de enveredar por Redes, Comunicações e Adm. Sistemas (não é este o nome do departamento, mas basicamente o que diariamente faço)

Por isso muitas das vezes socorri-me de ti e de outros contactos, apenas para colmatar as lacunas que os malditos pdf's deixavam...acho que já me deixei disso, todos os dias aprendo coisas novas e acho que assim é que deve ser, caso contrario a monotonia apodera-se!

Neste momento tenho 2 tipos de trabalho, o dito trabalho de sapa (que qualquer um consegue fazer) e o de bombeiro para apagar aqueles fogos do dia a dia...não é de estranhar que haja dias em que o horário 8am-7h30pm porque alguns bons profissionais relegam para mim o trabalho que deveria ser deles...
Por enquanto e na base do "estou a aprender..." vou fazendo, mas se calhar daqui a 1 ano ou 2 já os mando fo...lixar!

Hugs
[]